quarta-feira, 21 de julho de 2010

A voz de Jau

A voz de Jau tem cor. É preta e vem do Olodum, da Bahia, da África, do Mundo. A voz de Jau tem sabor, é doce como a cana-de-açúcar, flambada na cachaça pura dos engenhos do nordeste. A voz de Jau tem luz, uma luz profana e sagrada, abençoada por Deus e respeitada por todos que fazem da música a sua profissão.

Uma voz que chega, para no ar, invade as ruas, ecoa nas ladeiras e conquista Roma.

A voz de Jau tem poder.

Menino moleque, nascido no Rio Vermelho em 27 de setembro de 1969, com a benção de São Cosme e São Damião. Criado entre 14 mulheres, Jauperi Lázaro é a afirmação de que a música baiana é a música mais pop do Brasil. Suas composições, interpretadas por ele e vários artistas, ensinam a entender a nova Bahia - uma Bahia que não quer perder seu passado, mas não se admite em outro lugar que não seja o Topo do Mundo. Emprestando essa sua voz para projetos como a trilha sonora do filme Ó Paí, Ó, ao lado de Caetano Veloso, Jau se firma também como um cantor baiano que passeia pelo universo do cinema brasileiro, esta outra arte que avassala e surpreende o mundo...como, aliás , a voz de Jau.

A voz de Jau tem pele, tem sangue e pulsa. Ela sangra a canção e a dor vira beleza. Uma voz que tem textura, é líquida e chove sobre nossos rostos num dia de verão.

Então, por favor, silêncio que a voz de Jau vai passar...

*Texto: Gerson Guimarães.

7 comentários:

Juliana Grimaldi disse...

A voz de Jau "...prende, inebria, entontece! É fascinação!"

JUNIOR disse...

Jau é a arte de combinar sons e poesia; é unico e não existe cópia genérica. Sucesso sempre! :o)

Juliana Couto disse...

Jau é cultura, raça, arte e poesia. Tudo isso transborda em seu ser e nos repassa com músicas maravilhosas. É um homem inteligentíssimo com um talento fora do normal. Como diz o próprio: “Portanto permaneço em mim transbordante e habitante do planeta amor, firme na idéia caule só pra ver onde broto flor."

Dose Dinâmica disse...

Jau é a voz da nova MPB,alguém que chegou para ficar e mostrou para que veio.Um astro que chegou unicamente com a missão de alavancar a música baiana e nos fazer felizes!

Anônimo disse...

simplesmente uma artista completo
tem presença de palco, carisma um cara super humilde e atencioso com o seu publico a cara da bahia. por isto a cada dia ele conquista nossa atenção e nosso carinho. brilha estrelinha vc nasceu pra brilhar!!

Dani disse...

Jau é fantástico... assim como seu texto sobre ele!

Mt bom!

Bruno Tenedini disse...

pq vc é bc